As 9 atitudes de Mindfulness

Mindfulness, Atenção Plena, é uma prática que nos permite viver agora com plenitude e aceitação. Permite-nos conectar com as nossas experiências internas e externas, sem qualquer julgamento.

Jon Kabat-Zinn, um dos principais pesquisadores e divulgadores do mindfulness, identificou 9 atitudes fundamentais para a prática da mindfulness. Essas atitudes podem ser aplicadas tanto, na prática formal, em contexto profissional, como na nossa vida pessoal. É uma forma de estar que nos permite viver em pleno, com a nossa intenção e o nosso propósito.

Eis as 9 atitudes: 

1. Mente de principiante (Shoshin)

A mente de principiante é uma atitude de curiosidade e abertura. É o estado de estarmos dispostos a experimentar algo novo, sem pré-conceitos ou expectativas. Quando praticamos a mente de principiante, estamos abertos a aprender e a crescer.

2. Não julgamento

O julgamento é uma forma de resistência à experiência. Quando julgamos algo, rotulamos como sendo bom ou mau, certo ou errado. Essa atitude impede-nos de ver as coisas como elas realmente são. Quando praticamos o não julgamento, aceitamos simplesmente a experiência como ela se apresenta.

3. Aceitação

A aceitação é uma atitude de recetividade. É o estado de estarmos dispostos a receber o que é, sem tentar mudar. Quando aceitamos algo, aceitamos à possibilidade de aprender com essa experiência ou situação. 

4. Deixar ir

Deixar ir é uma atitude de não apego. É o estado de estar disposto a soltar o que não nos serve mais. Quando deixamos ir, libertámo-nos do passado e do futuro.

5. Generosidade

É a disposição de dar sem esperar nada em troca. É uma atitude de compaixão e altruísmo que nos motiva a ajudar os outros. A atitude de te entregares à vida e de dar aos outros o que os faz felizes, pela alegria que isso lhes traz.

6. Paciência

A paciência é uma atitude de perseverança. É o estado de estarmos dispostos a esperar pelo que é realmente importante. Quando somos pacientes, podemos crescer e aprender continuamente.

7. Não esforço

O não esforço é uma atitude de relaxamento. É o estado de estarmos disposto a deixar as coisas aconteçam naturalmente. Quando não nos esforçamos, acabamos por viver com maior leveza e serenidade. Isto não significa que não vamos atrás dos nossos sonhos ou objetivos, mas traçamos um caminho mais simples para o alcançar.

8. Gratidão

A gratidão é uma atitude de reconhecimento. É o estado de estar disposto a apreciar o que temos. Quando somos gratos, estamos nos abrindo à possibilidade de viver uma vida mais feliz e plena.

Como podemos aplicar então estas 9 atitudes de atenção plena?

Estas atitudes podem ser aplicadas em qualquer situação da vida. E ao fazê-lo começamos a sentir uma verdadeira transformação nos nossos dias. Deixo algumas dicas para começar:

  • Começa devagar. Não tentes praticar todas as atitudes de uma vez. Começa com uma ou duas e vai aumentando gradualmente.começa pela que faz mais sentido para ti nesse momento e deixa que a tua intuição te 

  • Sê gentil contigo mesmo. É normal cometermos erros. Quando isso acontecer, volta à prática e tenta novamente. Persistência. Determinação. Foco. 

  • Pratica regularmente. Ser consistente é uma das principais formas de conseguirmos integrar novos hábitos ou comportamentos nas nossas rotinas e forma de estar. Quanto mais praticares, mais fácil será aplicares cada uma destas atitudes, que com o tempo, começarão a fazer parte de ti. 

Como te posso ajudar como guia e coach regenerativa? Trabalhando contigo cada um destes pontos, com um foco na tua essência:

  • Desenvolvendo uma mente de principiante para explorar novas possibilidades.

  • Identificar e deixar ir padrões de julgamento e resistência.

  • Aceitar a experiência presente, sem a tentar mudar.

  • Desenvolver confiança no processo de vida.

  • Técnicas e ferramentas para seres paciente com o processo de mudança.

  • Aprender a apreciar as pequenas coisas da vida.

A prática da mindfulness, atenção plena, vai-te ajudar, tal como me ajudou a mim, a viver uma vida mais plena, feliz e equilibrada. Vais-te conseguir conectar com a tua sabedoria interior e criar uma vida com mais significado. Com a tua intenção e o teu propósito.



Anterior
Anterior

A Lição de Confiança que Duas Patudas nos Ensinaram em Apenas Duas Semanas

Próximo
Próximo

"Coaching regenerativo: restaurar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal após as férias"