Regenerar a Alma

Nas semanas anteriores já te falei da regeneração do corpo, usando a palavra SEED, semente, como o nosso guia para essa regeneração e uma vida saudável. Falamos igualmente da regeneração da mente com a palavra ROOT, raiz, para nutrirmos e assumirmos o controlo dos nossos pensamentos. Hoje, venho-te falar do nosso interior mais profundo, da regeneração da nossa alma. E continuando com a simbologia da árvore, como a árvore da nossa vida, será então a palavra LEAF, que significa folha, que nos vai ajudar a resumir o que é realmente importante não só para regenerarmos a alma, mas principalmente para vivermos em pleno, com um contentamento e uma paz interior que nos ajudam a superar as adversidades e desafios que nos vão surgindo. 


LEAF, significa folha, que na arvore capta toda a energia exterior, realizando o processo de fotossíntese, produzindo assim o seu próprio alimento. É isto que precisamos de fazer com a nossa alma, construir o seu proprio alimento. 

No L, teremos então LOVE, amor, e LETTING GO, deixar ir. No E, os seus significados vão para EMPATHY, empatia, e EMPOWERMENT, empoderamento. O A está associado a AWARENESS, ter consciencia, e a ACCEPTANCE, aceitar. E a ultima letra, o F leva-nos até FREEDOM, liberdade e FORGIVENESS, perdão. 


Explorando cada um deles…

LOVE, amor. É uma força poderosa que desempenha um papel fundamental na procura de uma paz de espirito, bem-estar e conexão. Esta conexão começa com o amor que sentimos por nós mesmos, cultivando amor-proprio e auto-compaixão. Quando aprendemos a nos amar como somos e nos aceitamos incondicionalmente, abrindo espaço para amar e aceitar os outros também, tal como são.

Somos todos únicos, somos todos diferentes, mas é nesta diferença que reside o nosso maior potencial. Quantas vezes não acabas por ser o teu maior critico(a), não te valorizando ou mostrando compaixão por ti mesmo(a)?

Esta tem de ser a primeira forma de amor que tens de cultivar, não como um acto de egoísmo ou de centrismo, mas como a forma de não teres receio de te mostrares tal como és, em pleno. Porque a partir deste amor por ti, vais então conseguir mostrar e sentir também o amor pelos outros nas suas diferentes formas: como namorado(a), amante, familia, amigos e até com desconhecidos, como forma de partilhar compreensão, empatia e compaixão. O amor é um catalisador para a regeneração da alma, pois recorda-nos a nossa interacção com tudo, inclusive com o amor que devemos sentir pela Natureza e por todos os outros seres vivos. Quando nos permitimos amar e ser amados(as), geramos então essa paz interior, a harmonia e o sentido de pertença nas diferentes comunidades com que interagimos. Somos seres sociais, não fomos feitos para estar isolados. 

Mas amar também significa muitas vezes, ter a capacidade e a coragem de deixar ir, o segundo significado da letra L, letting go. Libertar e soltar das coisas que não nos servem mais. Desapegarmo-nos de pensamentos limitativos, emoções negativas, situações que nos prendem, pessoas que nos sufocam. Na tua viagem poderás ter certamente bagagens emocionais ressentimentos, medos, arrependimentos que te impede, de seguir o teu caminho. São todos esses pesos que tens de ter a coragem e força de enfrentar e deixar ir, pois só assim conseguirás abrir espaço para te transformares, curares e cresceres. 

Mas sei, por experiência propria, que todo o processo de deixar ir nem sempre é assim tão fácil. E foi no coaching que consegui as ferramentas que necessitava para entender onde estavam as amarras que me prendiam e que só cortando algumas dessas amarras me iria permitir abrir a novas oportunidades e focar no que é realmente importante para mim. 

Desistir, nem sempre é um acto de fraqueza. Pelo contrário, é ter a inteligência de perceber que já não vale a pena insistir, que algo tem mesmo de acabar. E que nós temos de seguir o nosso caminho,..


O E, da palavra LEAF, folha, ajuda-nos a fazer esse caminho. O seu primeiro significado, EMPATIA dá-nos a capacidade de entendermos os outros, de nos colocarmos nos sapatos da outra pessoa e entendermos os seus sentimentos, perspectivas, cultivando a compreensão, a compreensão e a sensibilidade em relação às suas experiências.

A empatia, não só fortalece relacionamentos, como nos fortalece a nós mesmos, pois mais uma vez cultiva o nosso contentamento e o nosso bem-estar, tal como o nosso poder interior, o tal empoderamento, o segundo significado da letra E, empowerment. Com esta poder, damos a nós mesmos a capacidade de usarmos sem limites e sem receios as nossas habilidades, competências e forças. Seja para tomarmos decisões, seja para vivermos na nossa plenitude, de acordo com os nossos valores, de sermos quem somos. Conscientes do lugar e do momento.


E será esta consciência que nos liga ao A, Awareness (estar presente) e Acceptance (aceitar). 

Consciência refere-se à qualidade de estar atento e consciente dos nossos pensamentos, emoções, acções e do ambiente em nosso redor. É uma prática de estar presente no momento presente, sem julgamento, e observar com clareza os acontecimentos internos e externos. Através da consciência, somos capazes de identificar padrões, comportamentos automáticos e reações emocionais que podem até limitar ou afectar as nossas vidas de forma negativa.´Ao aumentares a consciência de ti mesmos, ganhas também a clareza sobre as tuas necessidades, metas e aspirações, bem como sobre as barreiras que te podem estar a impedir o teu progresso.

Na realidade, tudo começa antes, na Aceitação que envolve abraçares-te a ti mesmo, aos outros e às circunstâncias da vida sem julgamento ou resistência. Leva-te a reconheceres a realidade como ela é, sem a tentar mudar à força. A aceitação não significa apatia ou passividade, mas sim uma atitude de compreensão e acolhimento das coisas que não podemos mudar. A aceitação é uma ferramenta poderosa para teu o crescimento pessoal, para conseguires aceitar as tuas limitações, erros do passado e imperfeições como parte da tua jornada de aprendizagem. Aceitando, terás a capacidade de libertar a culpa e o julgamento excessivo, permitindo-te focares no que realmente importa e em fazer as transformações positivas na tua vida. A aceitação não implica desistir de metas ou sonhos, pelo contrário, permite que te foques neles, mas abraçando a jornada com autenticidade e compaixão por ti mesmo(a). 

E acima de tudo, Liberdade! Freedom, que tal como Forgiveness, perdão, nos levam à ultima letra, o F. 

A Liberdade para mim, é o valor que mais prezo, que não abdico em nenhuma circunstância. Liberdade é ter a autonomia de sermos quem somos, ter a independência e a ausência de restrições ou amarras que nos impedem de sermos nós e de viver a vida que desejamos. É o estado de ser livre de limitações impostas por factores externos ou internos, permitindo-nos agir e tomar decisões alinhadas com nossos valores e aspirações mais profundas. E principalmente, a liberdade emocional envolve a capacidade de escolher como responder a situações e/ou experiências que nos acontecem, sem sermos dominados por emoções negativas.


Tal como o perdão também é um um acto de liberdade, no qual escolhemos perdoar e deixar ir ressentimentos, mágoas ou raiva em relação a nós mesmos ou aos outros. Não significa justificar ou esquecer a o que nos magoou, mas sim escolher não carregar o peso emocional dessas experiências negativas. O perdão é um acto de autocuidado, permitindo que te libertes do passado e sigas em frente sem sermos dominados por emoções tóxicas. Ao abraçar a liberdade emocional e o perdão, irás criar uma base sólida para o teu crescimento pessoal, a autodescoberta e a realização das tuas metas e aspirações. 


Em conclusão, os princípios do acrónimo LEAF - Amor, Deixar Ir (Letting Go), Empatia e Empowerment (empoderamento), Consciência (Awareness) e Aceitação (Acceptance), e Liberdade (Freedom) e Perdão (Forgiveness) - formam um guia poderoso para a regeneração da alma e a busca pela paz de espírito e bem-estar.


Anterior
Anterior

8 questões sobre o coaching regenerativo e como te pode ajudar

Próximo
Próximo

REGENERAR A MENTE | ROOT PARA A NUTRIÇÃO DA MENTE