8 questões sobre o coaching regenerativo e como te pode ajudar
Eu tenho um propósito: educar e capacitar o maior número possível de pessoas, para a regeneração da Humanidade e do Planeta. Uso o coaching regenerativo para chegar a esse propósito, pois acredito no poder das pessoas, de cada um de nós para esta transformação que precisa de acontecer.
“Sê a mudança que queres ver no Mundo.”
Questão 01: O que é coaching?
Embora banalizado e muitas vezes até aplicado e praticado de forma errada, vou-te explicar de forma muito sucinta o que é na realidade o coaching e como difere de outras abordagens. O coaching nem sempre pode ser a solução, principalmente porque dependendo das situações que estás a enfrentar ou que precises ultrapassar, pode ser mesmo necessário recorrermos a uma terapia, a um psicólogo ou até mesmo psiquiatra. Esta é uma consciência que tu mesmo tu mesma,tens de ter.
Porque o coaching não te vai trazer uma solução rápida e eficaz. o coaching trabalha a pessoa e não um problema. E nada do que aqui é dito, deve, em momento algum, substituir qualquer tratamento que estejas já a fazer ou substituir qualquer outro tipo de abordagem que te seja necessária. O coaching é efectivamente uma ferramenta muito poderosa; que usa técnicas e ferramentas específicas, principalmente através das questões certas para estimular as tuas próprias reflexões interiores. Tu tens todas as respostas dentro de ti. O coaching serve apenas para te orientar a encontrar essas respostas, desbloqueando tudo o que te impede ter essa consciência de ti mesmo/a. Na realidade, o coaching acaba por ser uma parceria colaborativa entre o Coach e o seu cliente, para que essa pessoa, neste caso tu, consigas trabalhar o teu autoconhecimento, alcançar os teus objetivos, promoveres as mudanças necessárias e principalmente alcançar o teu maior potencial.
Coaching é diferente de psicologia, consultoria, psiquiatria ou tem mesmo de mentoria. Eu uso muitas vezes a mentoria como complementar ao coaching. Mas a mentoria é mais voltada para o conteúdo, para o mentor, que supostamente será especialista em algum tópico. Por outro lado, o coaching foca-se no processo. Já a psicologia, por exemplo, é uma disciplina clínica que lida com o diagnóstico e o tratamento dos estados mentais e emocionais através de abordagens terapêuticas, para que os pacientes ultrapassem os seus traumas. A psicologia vai usar questões do passado para lidar com as questões do presente enquanto que o coaching se foca no presente e procura soluções para o futuro.
Questão 02: O que então o coaching regenerativo? Onde entra aqui o processo da regeneração?
A regeneração que uso para aplicar no coaching e divide-se em quatro etapas:
Essência: onde vou buscar quem tu és e que trabalha o teu autoconhecimento
Transformação: que é diferente mudança. mudança é algo pontual enquanto que a transformação é duradoura e profunda, abordando diferentes pontos para um crescimento constante e consi
Impacto: que será gerado por essa transformação, o pretendemos que aconteça no presente
Legado: como vais viver no futuro quem serás no futuro
Questão 03: Onde vai actuar?
A regeneração é um processo circular onde tem de existir um alinhamento entre Corpo, Mente, e Alma. Entre o que fazemos, o que pensamos, e o que sentimos. E é neste Alinhamento que o coaching irá trabalhar.
Questão 04: Como se consegue então este alinhamento?
Trabalhando seis áreas da nossa vida, que são essenciais para viveres em pleno e que são fundamentais ou nosso bem-estar e à nossa felicidade.
Eu gosto de simplificar e facilitar a nossa memorização e como tal, também encontrei aqui uma forma simples de associar estas áreas com a palavra ME significa eu.
Estas áreas principais, que depois se podem subdividir em outras áreas mais pequenas, são então:
Para o corpo teremos BODYSET
ME BODY: que trabalha o corpo físico
ME WORK: que trabalha o que fazemos. quer seja a nível profissional ou pessoal
estão ambos relacionados com acção e com o relacionamento e conexão contigo mesmo)a)
Para a mente teremos MINDSET
ME MIND: que trabalha os nossos pensamentos
ME LOVE: onde trabalhas o teu amor próprio e também o amor para com os outros
estão relacionados com os nossos pensamentos e com a conexão com outros.
Por último, para a alma tens SOULSET
ME SOUL: que trabalha ou eu interior e o espiritual
ME JOY: que trabalha o nosso contentamento a felicidade interior e exterior, o nosso o bem-estar
estão relacionado com as emoções e com a nossa conexão com a Natureza.
À primeira vista, parece até pouco difícil de entender ou confuso agora, eu sei, mas acredita que depois de 8 anos a experienciar este modelo eu posso comprovar que efetivamente resulta e que esta memorização nos vai permitir trabalhar as diferentes áreas da nossa vida como um todo. Embora o ideal, seja sempre que nos foquemos em cada uma delas individualmente, ou no máximo em duas, para termos os resultados pretendidos.
Questão 05: Qual ligação de tudo isto com a Natureza?
Não vou abordar a regeneração na óptica da sustentabilidade ambiental e no quanto é urgente e importante, cuidarmos e protegermos o nosso planeta, mas vou usar sim a Natureza com nossa mentora.
Pois tudo, também nela se regenera, em perfeita harmonia através das quatro estações do ano. Numa viagem a seu tempo, que nunca para, pois estamos sempre a evoluir e estamos sempre a crescer.
Desta forma, todos os anos as quatro estações serão também como o nosso guia de uma forma muito simples:
No inverno emergimos em nós mesmos, no nosso interior. Vamos procurar e complementar a nossa essência, o nosso auto-conhecimento
Na primavera vais lançar as sementes e vais plantar o que queres ver florescer, a tal Transformação que terá de acontecer
Para que no verão, possas colher o que plantaste e festejares as tuas pequenas vitórias, com o impacto que estás a causar no presente, na tua pessoa e na tua vida.
No outono, vais deixar ir o que não importa mais, vais libertar o que já não te fará mais sentido. Deixar cair, tal como as folhas das árvores também caem, para regenerar para um futuro melhor, para o tal o Legado.
Na realidade vais fazer todo este alinhamento ao teu tempo, tal como a natureza o faz, imperfeita na sua perfeição.
Questão 06: Qual o objetivo e qual o propósito de tudo isto?
Será que criares dentro de ti mesmo(a), a tua própria viagem, seguindo a teu ritmo, para seres livre para seres tu mesmo(a) sem qualquer restrição.
Para, em vez de deambulares pelos dias, possas viver com uma intenção com um Propósito, que será o teu. Viver em pleno. O coaching poderá ser aqui a tua ferramenta de suporte que te irá permitir manter o teu caminho, consciente das transformações e te orientará à tua propria essência.
Questão 07: Como posso começar?
No site https://www.sankalpa-coach.com/ vais encontrar todos os programas de Coaching que ofereço e que poderás adaptar à tua medida, aos teus objetivos e também de acordo com as tuas possibilidades. Vais encontrar programas individuais personalizados e personalizáveis, o programa Ciclos da Natureza, um pouco mais espaçado no tempo, mas ainda assim associado às quatro estações do ano ou Coaching de Liderança, pessoal ou profissional, individual ou em equipa.
E encontras também a grande viagem regenerativa de 12 meses, 1 ano, que irei agora lançar a primeira edição em Dezembro deste ano. Terá um número limitado de participantes, oito apenas, para que haja um benefício muito individual, ao mesmo tempo que recebes também a força do grupo. Vai começar no dia 22 de dezembro, dia do solstício do inverno, com uma pequena sessão introdutória, para depois seguires a tua caminhada logo no início de 2024. Vai estando atenta(o) ao que vou partilhando, se quiseres já fazer parte deste primeiro grupo.
Questão 08: Como posso saber se tudo isto é para mim?
Esta é uma pergunta que terás de ser tu mesmo(a) a responder.
Deixo-te apenas uma dica: a primeira sessão de coaching regenerativo é e será sempre gratuita. Pelo que precisares de ajuda com esta resposta ou quiseres saber um pouco mais sobre este coaching regenerativo tens todos os meus contactos disponiveis no site, podcast ou redes sociais. Terei todo o gosto e a maior satisfação em te receber, presencial ou online.
No final, a decisão será sempre tua… es estarei aqui apenas para ser o teu guia e te ajudar na tua jornada.