O Inverno...

O Inverno: Uma Jornada de Recolhimento e Autoconhecimento para um Novo Começo em Fevereiro

Já pensaste porque é a maioria das resoluções que fazemos no início do ano, acabam por falhar? Poderás acreditar que é por falta de motivação ou de comprometimento... Até pode ser também. Mas e se te dissesse que talvez a principal causa seja em estarmos a forçar um movimento contrário ao ciclo normal da Natureza? Confuso(a)?

Todos somos Natureza, disso não existem dúvidas, certo? Então, porque não seguimos os seus ciclos?

Hummm... não estás a entender, pois não? Então continua a ler...

No ápice do inverno, quando o frio envolve os teus dias e as noites se tornam mais longas, a natureza convida-te a desacelerar. É um período de recolhimento, onde a introspeção se poderá tornar a tua aliada numa procura por equilíbrio e autenticidade.

Janeiro, nesse cenário, emerge como o momento ideal para empreender uma jornada interna, explorando os recantos da mente, corpo e alma.

Não será por isso aqui, o melhor tempo para definires os teus objetivos e planos. Que vais decidir quem queres ser. Porque na realidade, como podes decidir o destino da tua jornada se não tens um ponto de partida: saberes quem és agora?

O Silêncio do inverno: Uma Oportunidade para a Reflexão Interior

O inverno oferece um cenário propício para a introspeção. O mundo exterior desacelera, e a natureza inspira-te a fazer o mesmo. Janeiro, o primeiro mês do ano, apresenta-se como uma folha em branco, uma oportunidade para deixares para trás o que não te serve mais e te aprofundares no teu próprio ser.

Explorando o Corpo: Cuidando da Nossa Morada Interna

O início do ano é muitas vezes marcado por resoluções relacionadas à saúde, mas antes de te lançares em novas dietas ou rotinas de exercícios, é essencial compreenderes o que o teu corpo realmente necessita. Janeiro é o momento ideal para sintonizares com os sinais internos, de escutares as necessidades do teu corpo e de estabeleceres uma relação mais harmoniosa com ele.

Para além da jornada que te aconselhei a fazer no último episódio do Podcast Caminhadas com Intenção, que podes ouvir aqui: https://www.spreaker.com/episode/t6-ep28-auto-conhecimento-do-corpo-sessao-acompanhamento--58296149

deixo-te ainda algumas dicas para sentires o teu corpo:

  1. Meditação Corporal: Reserva alguns minutos diários para uma meditação focada no corpo, observando sensações, tensões e áreas que requerem atenção em cada membro do teu corpo. Toma consciência de onde não te sentes bem.

  2. Alimentação Consciente: Ao te alimentares, está presente. Sente a textura, o sabor e a energia que os alimentos proporcionam ao teu corpo.

A Mente como um Jardim a Ser Cultivado

A mente, muitas vezes agitada pelo ritmo acelerado dos teus dias, deve encontrar também no inverno uma pausa para reflexão. Janeiro é a oportunidade para desacelerar o fluxo incessante de pensamentos, cultivar a clareza mental e, assim, preparares o terreno para objetivos e metas futuras.

Atividades para a Exploração Mental:

  1. Prática da Gratidão: Diariamente, lista três coisas pelas quais és grato(a). Isso vai fortalecer o perspetiva positiva e te levar a focar naquilo que é significativo e realmente importante.

  2. Leitura Reflexiva: Lê todos os dias. Nem que sejam 10 paginas ou 20-30 minutos. E aproveita este momento para escolheres livros que estimulem a reflexão e o crescimento pessoal. Será uma ajuda preciosa.

A Alma: A Essência da Jornada Interior

O inverno, com a sua atmosfera de quietude, é o momento perfeito para te reconectares com a tua alma. Janeiro convida-te a explorar os teus valores, paixões e o teu propósito de vida. Entenderes a tua essência, as tuas emoções e como te sentes é preciso para que consigas assumir a liderança dos teus dias.

Rituais para a Alma:

  1. Prática Espiritual: Dedica um tempo diário à meditação ou qualquer prática espiritual que ressoe com a tua alma. Que te acalme as emoções e te mostre que tu não és essa emoção, que apenas a estás a sentir e que vai passar.

  2. Expressão Criativa: Pinta, escreve, dança - explora formas de expressão que permitam que a tua essência se manifeste de forma criativa. Deixa simplesmente fluir...

Fevereiro: O Despertar Consciente e Definição de Metas

No final de janeiro, vais emergir um novo "eu", mais consciente, alinhado(a) e preparado(a) para enfrentar os desafios e conquistares os teus objetivos. Fevereiro torna-se assim o palco para definires as tuas metas claras e realistas, baseadas no autoconhecimento que ganhaste no mês antes. Porque agora já tens um ponto de partida, já sabes quem és neste momento e quem queres ser.

Para poderes ser a melhor versão de ti mesmo(a), todos os dias.

Passos para uma Definição Consciente de Objetivos:

  1. Reflexão sobre janeiro: avalia o que aprendeste sobre ti durante este mês.

  2. Definição de Prioridades: identifica as áreas da tua vida que exigem maior atenção e estabelece prioridades realistas. Podes usar a Roda da Vida que falamos no artigo anterior.

  3. Metas Mensuráveis: Transforma aspirações em metas tangíveis, delineando passos práticos para as alcançares.

A tua jornada ficou mais clara agora?

Talvez agora te faça mesmo sentido recomeçares. Fazeres antes esta jornada interna de recolhimento, tendo a oportunidade de explorares os domínios do corpo, mente e alma.

Por isso, para um pouco... E recomeça.

Volta ao início e conhece o ser humano que és agora. E só depois de te conheceres mesmo, então define onde queres chegar e o que queres alcançar para fazeres deste ano, o teu ano.

Segue o teu caminho com a liberdade de seres tu mesmo(a).

Anterior
Anterior

A Essência do Estoicismo: Uma Sabedoria Atemporal para a Vida Moderna

Próximo
Próximo

A RODA DA VIDA