Liberta-te e Simplifica: Dá Prioridade ao que Realmente Importa

Certamente já te deves ter sentido como se estivesses preso(a) num emaranhado de pensamentos e emoções que te impedem de seguir em frente? Como se quisesses avançar, mas sentes que não consegues porque tudo te bloqueia, mesmo nem sabendo bem o que é na realidade. Todos nós já experimentamos essa sensação e na maioria das vezes nem sabemos bem como sair deste impasse. Vamos deixando acumular cada vez mais ansiedade, frustrações e começamos a prejudicar o nosso bem-estar, tornando os nossos dias bem mais pesados e difíceis de levar. 

Parece um pouco dramático, mas é real. Embora a resposta seja até fácil de encontrar, mas um pouco mais difícil de pôr em prática. 

A chave para uma vida mais leve e satisfatória é simplesmente aprender a deixar ir o que não nos serve mais e simplificar os nossos dias. A relativizar o que não importa e a focar no que são as nossas prioridades e nos fazem sentir bem.

Pois… 

Simplificar não significa desistir de tudo o que amas. Pelo contrário, é sobre priorizar o que realmente importa. Ao te libertares do excesso de compromissos e distrações desnecessárias, estás a abrir espaço para te dedicares às atividades que te trazem alegria e realização. Isso irá dar-te a liberdade de te concentrares nas tuas prioridades e paixões, em vez de te sentires sobrecarregado(a) por uma lista interminável de tarefas e obrigações. Que algumas delas nem são nossas… são as prioridades de outros.  

Deixa ir aquelas atividades que consomem o teu tempo sem trazer valor genuíno. Simplificar significa dizer não a compromissos que não estão alinhados com os teus objetivos e valores. Ao fazer isso, estás, mais uma vez, a libertar espaço para dedicares energia e tempo ao que realmente importa, seja passar momentos preciosos com família e amigos, perseguir um hobby que andas a adiar ou investires no teu desenvolvimento pessoal. Cuidares de ti.

Além disso, não subestimes igualmente o poder de te desapegares de coisas materiais. Livrares-te do excesso de pertences não só te organiza o espaço físico, mas também traz clareza mental. Ao criares um ambiente livre de desordem, promoves uma sensação de calma e tranquilidade na tua vida do dia a dia. O teu foco poderá então ir para experiências e momentos que realmente importam, em vez de te preocupares com a acumulação de bens materiais, que apenas de tão uma sensação de satisfação efémera.

Lido assim, parece um processo difícil. E não vou dizer que até o poderá ser em algum momento. Deixar ir pode ser uma tarefa desafiadora, mas é essencial para o crescimento pessoal e o bem-estar emocional. E a compensação será grande. Às vezes, carregamos fardos desnecessários. A bagagem de pensamentos, emoções, situações e até pessoas que não têm mais espaço nas nossas vidas. A arte de deixar ir é uma habilidade valiosa que nos permite simplificar os nossos dias e liberar o peso do passado.

Lembra-te, porém, de que simplificar a tua vida é um processo contínuo. À medida que te vais desapegando do que não é mais relevante, começas a ficar mais disponível para novas oportunidades e experiências significativas. Permite-te então abraçar a liberdade que vem com a simplificação, pois é nesse espaço que podes verdadeiramente viver segundo as tuas próprias prioridades e paixões. Tem coragem. Deixa ir e simplifica a tua vida para que te possas concentrar no que realmente importa: a alegria de viver cada momento em plenitude. A alegria de seres tu mesmo(a), com uma intenção.



PS - não tens de fazer este caminho sozinho. Aproveitando a energia de libertação do outono, posso ajudar-te na tua jornada com mentorias de libertação e sessões de coaching regenerativo que te vão ajudar a simplificar a tua vida e a viveres com maior significado


Anterior
Anterior

A Fragilidade da Vida: Moldando o Futuro com o Presente

Próximo
Próximo

A Lição de Confiança que Duas Patudas nos Ensinaram em Apenas Duas Semanas