CONECTAR A MENTE COM A NATUREZA

No mês em que estamos a explorar a conexão com a Natureza, penso que faz sentido falar um pouco sobre como a Natureza pode ser efetivamente a nossa mentora e a nossa guia, e qual é real importância dos conectarmos com a Natureza em pleno: corpo, mente e alma.

E uma das principais razões será, sem dúvida, porque na realidade somos todos parte da natureza. Somos todos também natureza. Somos parte de um ecossistema e estamos incluídos na sua forma de regeneração. Somos seres vivos idênticos a todos os outros que coabitam neste planeta, embora no julguemos superiores, apenas porque temos a capacidade de pensar. Essa superioridade não existe, ou pelo menos não deveria existir. 

Conectarmos com a natureza, integrá-la na nossa vida, faz com que recebamos da natureza todos os seus ensinamentos e sabedorias de milhares de anos. Recebamos toda a sua energia que lhe permite ser resiliente perante qualquer adversidade. Entendamos a sua resiliência e demais imprevistos. Emergirmos da natureza, significa fazermos parte dela na totalidade. Conectarmo-nos com a natureza é conectarmos com a nossa própria essência mais profunda, com as nossas raízes, a nossa fonte de existência.

No mundo agitado, acelerado e conturbado de hoje, encontrar o equilíbrio, a serenidade e a paz interior que você precisa ou busca pode ser alcançado através da conexão com a natureza. Na natureza, tudo acontece no seu próprio tempo e é perfeitamente imperfeito. No final, tudo se harmoniza em perfeição, aceitando as diferenças e similaridades de cada ser. Assim como na natureza, devemos viver aceitando o papel de cada um, sem acelerar processos, permitindo que as coisas fluam, desfrutando de cada jornada.

Em vez de nos concentramos apenas em ter mais, deveríamos fazer como a natureza, procurar sempre ser mais. Esta é sem dúvida uma das primeiras e das mais importantes lições, que dela deveria devemos retirar. Numa altura em que se fala tanto de saúde mental, diversos estudos científicos já vieram comprovar e demonstrar os benefícios de nos conectarmos com a natureza. Entre eles a redução do ‘stress’ e a ansiedade, a melhoria do estado de ânimo e do humor, aumento da autoestima, para além de outros.  Uma simples caminhada ao ar livre, num jardim, numa praia, num parque, não só te ajuda a melhorar a tua condição física, como te dará mais energia para enfrentar os dias e uma maior motivação. Vai-te ajudar também a ter uma maior clareza de pensamentos e até a ter maior capacidade de decisão e ação. A ter um ‘mindset’ mais positivo e determinado.  

E o episódio desta semana do podcast, fala exatamente da mente. Da conexão de mente com a natureza e como simples práticas te podem ajudar a ultrapassar pensamentos menos positivos, a relativizar algumas situações ou até estares, no momento, concentrado em pleno.

À semelhança do episódio anterior sobre a conexão do corpo com a Natureza, foi também referenciado o acrónimo que trabalhamos na regeneração de mente, que aqui é a palavra ROOT que significa raiz. Vou-te guiar por algumas práticas simples que podes começar já a fazer, aproveitando teres mais tempo livre, se estiveres de férias. Mas se não for o caso, serão técnicas e práticas que são fáceis de integrar também nas nossas rotinas habituais. Basta para isso que queiras e que não encontres desculpas que sabes que, no final, não tem qualquer sentido. 

Recordando então o significado do acrónimo ROOT temos 

R para Resilience e Reflexion - resiliência e reflexão

O para Open Mind e Observance - mente aberta e observância

O para Optimism e Optimal Wellbeing - otimismo e bem-estar ideal

T para transformation e Time - transformação e tempo 

Porém, desta vez, não vou listar aqui todas as técnicas e pratica, mas peço-te que ouças o podcast, pois terá um impacto maior na tua motivação para as começares a pôr em prática. Aceitas o desafio?



Anterior
Anterior

"Coaching regenerativo: restaurar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal após as férias"

Próximo
Próximo

CONECTAR O CORPO COM A NATUREZA